Quais são as Tendências Digitais para 2020? O Time CI&T divulgou uma pesquisa sobre as Tendências Digitais para 2020, o estudo é super completo e vale a leitura!
O que você vai encontrar nesse relatório de Tendências Digitais para 2020?
- Cenário da transformação digital em 2019
- Highlights da pesquisa Tendências para transformar sua empresa em 2020
- Acesso aos resultados e análises da pesquisa
“Hoje, todos estão em processos para se tornarem digitais, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações. O que vai nos diferenciar é a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos”
Cesar Gon, CEO da CI&T
Em 2019, 46% das empresas não estavam totalmente preparadas para um processo mais profundo, que inclui mudanças culturais e operacionais de ponta a ponta.
Na mesma direção, uma pesquisa realizada em âmbito global pela Forbes afirma que 90% de líderes de grandes empresas no mundo apontavam o ganho de agilidade na atenção aos consumidores como meta urgente de suas companhias em 2019. Porém, apenas 10% deles acreditavam que suas organizações estavam no caminho certo para alcançá-la, e isso é temerário no ambiente digital.
Isso porque o consumidor não espera e o mercado segue seu ritmo veloz de mudanças proporcionadas pela tecnologia e pela capacidade de inovação de empresas digitais. A experiência que não for suficientemente boa perderá com velocidade para a do concorrente – e, aqui, a solidez da marca não será o suficiente para reter seus clientes. Exatamente por isso, entre as necessidades mais urgentes apontadas pelas grandes organizações no último ano, estava a instalação da real customer centricity e a ampliação da capacidade de desenvolver ofertas e jornadas de consumo surpreendentes para encantar e engajar os clientes.
Para auxiliar as companhias que buscam vencer esses desafios no ano que se inicia, realizamos a pesquisa Tendências para transformar sua empresa em 2020, em parceria com a Opinion Box. Nela, foram ouvidos mais de 500 líderes de grandes corporações do país – entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro de 2019 – sobre temas como digital, experiência do cliente, transformação cultural, segurança de dados e as principais competências, tecnologia e metodologias capazes de construir o futuro. A pesquisa tem margem de erro de 4,3 pontos percentuais.
Highlights do estudo
A pesquisa aponta que, cada vez mais, há consciência sobre o fato de que as experiências são os novos produtos. Para 90% das lideranças ouvidas, o valor a ser entregue ao consumidor é uma jornada completa e não apenas o produto em si. Nesse cenário, são listados como diferenciais competitivos a flexibilidade, a disponibilidade do produto, a facilidade de compra e a personalização.
Outro destaque da pesquisa é um fato extremamente positivo em termos de maturidade do mindsetdigital dentro das companhias: as competências comportamentais dos profissionais praticamente empatam em importância com as competências técnicas, respectivamente 91% e 92% dos votos. A importância desse resultado se deve à maior conscientização das lideranças quanto à necessidade de formar pessoas para habilidades como cooperação, empatia, aprendizado constante, experimentação, criatividade, inovação, todas totalmente fundamentais em operações digitais que exigem equipes multidisciplinares, ágeis e colaborativas. O estudo também aponta que 9 entre 10 líderes estimulam suas equipes a buscarem conhecimentos sobre novas formas de trabalho do digital.
Falando em novas formas de trabalho que devem ser cada vez mais fortes em um futuro próximo, o home-office vem ganhando força e já começa a ter mais relevância nas empresas, seja pela praticidade, seja por redução de custos ou por comodidade dos colaboradores. Entre as lideranças ouvidas, 4 em cada 10 trabalham parte do tempo ou integralmente nesse modelo.
Quando o assunto é tendências em tecnologias para 2020, as consideradas indispensáveis para o crescimento dos negócios são computação em nuvem, Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT). Já em relação ao foco dos investimentos previstos para o período, a prioridade está nas duas primeiras, enquanto o IoT fica de fora.
Quer saber o porque desses movimentos? Esses e outros dados foram compilados e analisados para a elaboração do estudo apresentado no nosso whitepaper Tendências para transformar sua empresa em 2020. Nele, além dos resultados diretos, que apresentam um panorama dos rumos do mercado, você vai encontrar insights para impulsionar sua empresa para um novo patamar: o da capacidade de estabelecer e escalar uma verdadeira operação digital e gerar grandes impactos para seus consumidores e para os negócios.
“É preciso garantir que a transformação digital não seja sobre uma atualização tecnológica, mas sobre a real compreensão do que precisa ser feito para atender seu consumidor da forma mais surpreendente possível”, Cesar Gon
Confira o estudo completo: ESTUDO COMPLETO