Transmissões ao vivo estão impulsionando o ritmo de vendas no e-commerce na China. Quer saber mais com a Colecta Digital? Leia o artigo completo!
A unidade de transmissão ao vivo do Alibaba, Taobao Live, gigante do comércio eletrônico, registrou um rápido crescimento em fevereiro, à medida que as empresas off-line buscam cada vez mais canais de marketing e vendas on-line durante a epidemia de Covid-19, que obrigou grande parte da China a parar.
Por que é importante? Transmissão ao vivo, entrega de compras e assistência médica on-line estão crescendo em popularidade, alguns dos poucos pontos positivos da economia digital durante uma crise de saúde que imobilizou o país.
- O comércio eletrônico com transmissão ao vivo vem ganhando força desde o ano passado, graças ao aumento do comércio eletrônico orientado a conteúdo. A epidemia acelerou ainda mais sua expansão de categorias padrão como cosméticos e vestuário para carros, imóveis e muito mais.
- A transmissão ao vivo aumentou para aplicativos de vídeo curtos, como Douyin e Kuaishou.
Detalhes: em 18 de fevereiro, o número de salas de transmissão ao vivo no Taobao Live dobrou e os eventos de transmissão ao vivo aumentaram 110% ano a ano durante o mês, segundo dados da empresa. Anfitriões de mais de 100 ocupações e setores diferentes transmitiram ao vivo na plataforma em fevereiro, informou a empresa.Um total de 31 empresas conhecidas de alimentos e bebidas, incluindo a cadeia de restaurantes do noroeste da China, Xibei, e a cadeia de pontos quentes Xiaolongkan se inscreveram para transmissão ao vivo em 10 de fevereiro, dia em que o Taobao Live removeu os pré-requisitos para os operadores de lojas off-line ingressarem e começaram a oferecer ferramentas operacionais gratuitamente .
O Taobao Live atraiu mais de 5.000 agentes imobiliários de mais de 500 corretores de quase 100 cidades na China, mostraram dados da empresa. De 12 a 17 de fevereiro, havia cerca de 2 milhões de usuários assistindo a eventos imobiliários transmitidos ao vivo no Taobao Live. As províncias de Pequim e Jiangsu e Shandong foram as três principais áreas em termos de número de hosts de transmissão ao vivo nesse setor.
Mais de 20 marcas globais de automóveis, incluindo BMW e Audi, também estão aproveitando a transmissão ao vivo para vender carros. O Taobao Live atualmente realiza cerca de 100 eventos automáticos transmitidos ao vivo todos os dias. Não está claro quantas marcas e eventos foram adicionados recentemente durante o período de bloqueio de vírus.
O setor de entretenimento também está utilizando transmissões ao vivo para envolver o público e os fãs. ” Cloud clubbing “, sessões de transmissão ao vivo lançadas por gravadoras e clubes em plataformas de vídeo como Douyin, Kuaishou e Bilibili, se tornaram virais na semana passada. Enquanto isso, 21 celebridades e cantores realizaram um concerto on-line no Taobao Live em suas casas no Dia dos Namorados, atraindo cerca de 4 milhões de fãs.
Museus e redes de livrarias estão usando transmissões ao vivo para atrair públicos agora que os visitantes caíram significativamente.
Dezenas de milhões de pessoas em toda a China assistiram à construção de dois hospitais especializados construídos para combater o Covid-19 em Wuhan, o epicentro do surto.
Contexto: primeiro ganhando popularidade com conteúdo de jogos e entretenimento, o boom de transmissão ao vivo da China está se estendendo ao setor de comércio eletrônico.
- O Taobao do Alibaba gerou mais de RMB 100 bilhões em volume bruto de mercadorias a partir de sessões de transmissão ao vivo em 2018, um aumento de quase 400% ano a ano.
- O Taobao Live registrou vendas de RMB 20 bilhões (US $ 2,85 bilhões) durante o evento de compras do Dia do Solteiro, realizado em 11 de novembro, representando cerca de 7,5% do total de vendas do grupo, que totalizaram 268,4 bilhões de RMB .
Artigo original traduzido de: technode.com
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– Premiada na categoria Inovação – Prêmio Lusos Portugal 2015 – Hotsite “Dr. Up”
– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2016 – Site “Lais Souza”