Como fazer um Planejamento de conteúdo para Redes Sociais? A Colecta Digital ajuda vocês a montar um planejamento de conteúdo para redes sociais. A tarefa de planejar uma estratégia para o conteúdo on-line é fundamental na hora de compor as estratégias do marketing online.
Uma estratégia de conteúdo poderosa é vital.
A importância da presença nas mídias sociais não pode mais ser ignorada. A imagem de uma marca aos olhos de seus clientes agora também é definida por suas mídias sociais (ou falta dela) e quanto esforço elas exercem nela.
Nossos estrategistas de conteúdo digital têm anos de experiência na supervisão de projetos bem-sucedidos e garantirão que sua marca esteja utilizando as redes da maneira mais eficiente.
A primeira etapa é criar e divulgar conteúdo, o segundo desafio é estabelecer um plano de conteúdo para cada rede social, levando sempre em consideração o tom da conversa com o seu público específico.
O planejamento de conteúdo para redes sociais servirá como suporte para montar o seu cronograma de trabalho, alcançando melhores resultados.
Siga as nossas etapas para criar um planejamento de conteúdo para redes sociais:
1 – Definição de Metas
“O objetivo é o que quer conseguir, a estratégia é como vai conseguir”
Exemplos de objetivos de marketing de conteúdo:
- Aumentar o tráfego do Blog
- Aumentar a comunidade de seguidores
- Atrair novos leads através RSS
- Obter uma base de dados de assinantes de newsletters
- Venda através de conteúdo gratuito
2 – Estabelecimento de Metas
- Um dos objetivos é “Aumento comunidade de seguidores”
- A meta seria “Obter 100 novos seguidores a cada mês”
3 – Definição de meta
A comunicação adequada das nossas mensagens para se conectar com um público específico é muito importante. Depois de ter identificado o alvo, devemos analisar:
- O que gosta?
- Como gosta?
- Quando?
- Onde?
Com esses parâmetros, podemos ter uma ideia do público e saber como nós vamos conseguir nosso conteúdo.
4 – Definição de estratégias e tipos de conteúdo
Esta é a parte mais interessante, ter objetivos claros e do público, então eu tenho que ver como você vai começar a cumprir suas metas. Por exemplo, em seguida, vou colocar exemplos de estratégias e tipos de conteúdo:
- A estratégia deverá criar recursos gratuitos disponíveis para aumentar o banco de dados de assinantes.
- O tipo de conteúdo, whitepaper ou e-book.
5 – Pesquisa e desenvolvimento
Estas duas ações colocá-las juntas, porque uma não existe sem a outra. Quero dizer, encarregado de criar o conteúdo tem que fazer uma busca minuciosa em busca de inspiração. Parte da pesquisa que eu recomendo é analisar exatamente o que está fazendo a concorrência local e internacional.
Parte da criação de conteúdo deve levar em conta vários fatores:
- O formato do conteúdo que nós criamos, se é um post de blog ou uma foto ou um vídeo.
- Otimização de conteúdo, se necessário adicionar dicas de SEO para otimizar e coisas assim.
- A produção de conteúdo, se tal oferta oferece uma troca para um download, você deve implementar o sistema antes da publicação e, portanto, pode afetar o processo de criação.
- Os copys (mensagem) são extremamente importantes, ter tempo para gerar.
6 – Definir os canais
”Não importa o quão bom é o seu conteúdo, se não for devidamente promovido é igual ou pior do que um conteúdo ruim.”
Dependendo do tipo de estratégia o conteúdo pode definir os canais, os mais comuns são:
- Blog
7 – Investimento em mídia
Para o plano de promoção eu recomendo a criação de um calendário editorial para programar todo o conteúdo por tipo, data e onde serão publicados. Isso deve ser feito para pensar estrategicamente e analisar cuidadosamente o conteúdo que se encaixa mais com o tipo de mídia X.
- No Facebook o conteúdo visual é uma aposta certa
- No Twitter os conteúdos fáceis de compartilhar são mais propensos a ter sucesso e tornar-se viral
- No Instagram fotos espontâneas e com ângulos que despertam a curiosidade, obtém alto desempenho
Nesta parte da promoção, também é importante definir a periodicidade de conteúdos.
8 – Definir métricas
Não há sentido em fazer o plano de conteúdo do início ao fim, se você não vai medir a eficácia corretamente. Assim, com base nos objetivos, metas e plano promoção, é necessário definir os famosos KPIs. Continuando o exemplo acima:
- OBJETIVO: Aumento comunidade de seguidores.
- META: 100 seguidores de um mês.
- KPI: Número de novos fãs por mês.
9 – Medir e repetir se funcionar
Finalmente, depois de ter executado o plano durante o tempo pré-determinado, comece a ver as estatísticas para ver o que funcionou e o que não funcionou. Embora isso seja feito no final, o plano pode ser assistido desde o início, se algo está tendo sucesso ou simplesmente não se encaixa.
Devemos buscar formas de aumentar o impacto desses conteúdos através de influenciadores e implementação de relações públicas.
Como a Colecta Digital pode te ajudar?
- Desenvolver estratégias e planos de mídia social
- Produzir e gerenciar conteúdo diário em sua conta de mídia social
- Seleção e gerenciamento de influenciadores adequados à sua marca
- O gerenciamento da sua conta de mídia social da marca inclui: manutenção da interação, conversa e engajamento
- Configurar campanha de Mídia Social e publicação de conteúdo otimizada para alavancar seu público
- Ouvir, monitorar, analisar e relatar mídias sociais
- PR on-line e gerenciamento de crises através da mídia social
Fonte: Joga o Job
A Colecta Digital é uma agência de marketing digital de Campinas, focada em internet, novas mídias, inovação e pessoas. Unimos design, tecnologia e paixão a fim de criar soluções completas, sólidas e eficientes. Desenvolvimento de sites, aplicativos e plataformas, gerenciamento de redes sociais, campanhas no Google, Facebook, Instagram e demais soluções digitais, fazem parte do pacote de assessoria para ajudar empresas de todos os tipos, se tornarem bem sucedidas dentro e fora do universo online.
Prêmios
– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2015 – Hotsite “Dr. Up”
– Premiada na categoria Inovação – Prêmio Lusos Portugal 2015 – Hotsite “Dr. Up”
– Premiada na categoria Cyber – Mídia Festival 2016 – Site “Lais Souza”