||

O Google mudou de nome

O Google como o conhecemos mudou de nome. Na tarde desta segunda-feira (10), a empresa anunciou em um post em seu blog institucional que decidiu reestruturar seus negócios. O Google – a grande empresa sob a qual se aglutinavam várias empresas menores e com objetivos diversos – foi renomeada e virou Alphabet Inc.  A Alphabet Inc, comandada pelos fundadores Larry Page e Sergei Brin, servirá como uma holding, uma espécie de empresa guarda-chuva. Sob ela, haverá varias empresas. Inclusive uma empresa menor e emagrecida, ela sim chamada de Google, e que vai concentrar aqueles ramos do negócio mais intimamente associados à tecnologia e internet – como os serviços de busca, o Youtube e o Google Maps.

As outras empresas , como aquelas direcionadas a criação de tecnologias de saúde, ganharam autonomia e passam a existir de maneira independente ao Google. Cada qual passa a ter seu próprio CEO . É o caso da Life Sciences (que trabalha na criação das lentes inteligentes capazes de monitorar o nível de glicose no sangue do usuário) e a Calico, uma empresa de saúde focada em longevidade. Todas essas empresas menores – tal qual o Google emagrecido –  ficam agrupadas sob a Alphabet.

No comunicado, Larry Page diz que o motivo da reestruturação é melhorar a forma como o negócio todo é administrado. O Google, já há alguns anos, não era propriamente uma empresa de buscas. Agrupava muitos negócios diferentes sob uma mesma bandeira. A ideia é separá-los para gerenciá-los melhor.

Isso muda um pouco as coisas para os investidores. As ações que são hoje comercializadas como do Google vão passar a ser negociadas como da Alphabet Inc. Mudam também as coisas para Sundar Pichai– um proeminente funcionário da empresa que comandava as áreas ligadas ao Google Chrome e Android. Na reestruturação, ele assume o posto de CEO do Google.

Segundo o site de tecnologia The Verge, a novidade pegou o mercado financeiro de assalto, mas é coerente com a movimentação que ocorria na empresa há algum tempo. Larry Page e Sergey Brin manifestaram, em mais de uma ocasião, seu interesse em se afastar dos serviços tradicionais da empresa e dar mais atenção a divisões dedicadas a atividades menos óbvias, como o Google X , o Google Capital e o Google Ventures – os braços da companhia dedicados a investir em empresas de tecnologia. Críticos costumavam dizer que esses negócios menos tradicionais , e mais ambiciosos, afastavam o Google das suas atividades principais e lucrativas. Com a reestruturação isso deixa de acontecer.

Fonte: Época
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Categorias

Alguma
Dúvida?

let’s get to work