Os brasileiros poderão usar seus smartphones para enviar sugestões sobre boatos e histórias que eles gostariam que fossem verificadas pela coalizão — e também se inscreverem para receber notificações quando novas análises forem publicadas.

A First Draft desenvolveu recursos tecnológicos novos especificamente para este projeto para que os jornalistas possam monitorar as redes de conteúdo enganoso e colaborar online em tempo real em todo o território nacional. As organizações vão produzir recursos visuais compartilháveis para informar suas audiências sobre a autenticidade dos boatos, como pequenos vídeos e fotos feitas especialmente para celulares. O conteúdo também será publicado no site do Comprova e das organizações parceiras.
A coalizão é liderada pela Abraji e também reúne recursos e especialidades do Google e de outras plataformas de tecnologia, como o Twitter, Facebook, NewsWhip — e também de associações e organizações de notícia de todo o Brasil. O grupo compartilha de um objetivo comum — contribuir para que os brasileiros tenham acesso a informações de qualidade quando forem votar em outubro. Você pode seguir o Comprova acessando o próprio site da coalizão, ou os perfis no YouTube, no Twitter e no Facebook.
A eleição ocorrerá apenas mais para o fim do ano, mas ainda há muito o que fazer até lá. Para mais informações sobre a Google News Initiative, incluindo treinamento, dados e ferramentas para jornalistas, visite g.co/newsinitiative.
Fonte: Marco Túlio Pires, Coordenador do Google News Lab no Brasil