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Como criar anúncios que trazem sucesso no mobile

Depois de estabelecer sua presença mobile, você precisa divulgá-la. Entenda os diferentes estágios de consideração do consumidor e como a escolha dos formatos certos para cada momento afeta os resultados das suas campanhas mobile.

Você criou uma presença mobile ou já tem uma presença otimizada.

Como atrair mais consumidores e ser relevante para eles no momento certo?

O primeiro passo é levar em conta em que estágio de consideração está a sua audiência e usar as ferramentas e conteúdos certos para cada um deles.
E que estágios são esses?

SEE, THINK, DO, CARE

SEE (Awareness):
Maior Audiência Qualificada Possível.
Ex: Pessoas que usam roupas.

THINK (Consideração):
Maior audiência qualificada possível com alguma intenção de compra.
Ex: Pessoas que usam roupas e pensam que devem precisar de mais roupas em algum momento.

DO (Comprar):
Maior audiência qualificada possível com muita intenção de compra.
Ex: Pessoas que usam roupas e estão querendo comprar mais agora. É a audiência mais desejável do mundo.

CARE (Fidelização):
São seu consumidores fiéis.
Ex: Aqueles consumidores que compraram mais de duas vezes da sua empresa.

Para cada um desses estágios de consideração, você precisa escolher os formatos de anúncio certos e a mensagem apropriada.

O modelo See Think Do Care ajuda as empresas a melhor planejar sua comunicação e definir as métricas de sucesso.

Por exemplo, quando sua audiência está no estado SEE – navegando em redes sociais ou vendo um vídeo no YouTube –, não adianta você bombardeá-la com mensagens DO. É muito comum a gente ver as marcas gritando mensagens ao estilo “COMPRE AGORA!!”, mas a audiência não está nesse estado. Além de trazer poucos resultados, essa comunicação traz uma percepção ruim para a marca.

Então, a primeira pergunta antes de criar um anúncio é: em que estágio está a audiência? Cada estágio pede conteúdos e formatos diferentes.

No estágio SEE, seu propósito central vai ser branding e a ampliação do awareness da sua marca.
O seu conteúdo vai ser mais amplo.
E sua segmentação de público-alvo vai ser demográfica, psicográfica ou geográfica.

No estágio THINK, a ideia é reforçar sua relação com um possível consumidor. Fazer com que sua marca seja considerada entre as opções.
Seu conteúdo vai ser um pouco mais focado, já aqui você pode aproveitar a presença de indícios de intenção de compra.
Já a sua segmentação vai ser mais específica, por exemplo, tipos de sites, conteúdo dirigido ou categorias específicas. Desta forma você pode apresentar o valor da sua marca e dirigir o consumidor pra um envolvimento inicial, estimulando micro-conversões, como deixar um e-mail, clicar pra ver um vídeo, baixar seu app…

No estágio DO, seu propósito é a conversão, que pode ser fechar uma venda, completar uma transação ou cumprir uma tarefa. Se o consumidor está disposto a gastar, você precisa aparecer primeiro, abrir um sorriso, dar ao consumidor o que ele procura e fechar a transação. Seu conteúdo deve ser muito focado, afinal, aqui você tem como perceber grandes sinais de intenção de compra. Sua segmentação vai ser superespecífica, baseada em perfil de consumo, histórico, retargeting e outros sinais.

No estágio CARE, esse consumidor que retorna é seu maior bem. Você precisa focar em fazê-lo se sentir especial, bem tratado e com recompensas exclusivas. Fazer com que ele se sinta valorizado por ter escolhido sua marca em detrimento de todas as outras.

Anúncios mobile

Para cada estágio de consideração, você precisa escolher formatos de anúncio apropriados. Separamos alguns exemplos de produtos Google pra te ajudar a entender o espírito da coisa.

SEE

No estágio SEE, aumente o alcance dos seus esforços falando com uma grande audiência qualificada.

Nesse momento, o YouTube e as redes sociais são fundamentais. Sabia que metade dos views do YouTube já acontecem no mobile? São 2 bilhões de views diários no celular. É um ótimo veículo para alcançar a audiência mais ampla possível.

Metade dos views do YouTube já acontecem no mobile.

Aproveite o potencial de formatos como Bumper ads, Mobile Masthead e TrueView. O Bumper Ads lembra muito uma vinheta: um anúncio em vídeo de menos de 6 segundos, que não pode ser pulado, que aparece antes de um vídeo no YT.

O Mobile Masthead é um formato de anúncio que aparece na página inicial do YouTube no Mobile (Site e APP) e que possui um grande alcance (mais de 20 milhões de impressões).

TrueView são os anúncios que aparecem antes dos vídeos do YT e pode até oferecer, com um clique, a instalação do seu app.

THINK

No THINK, engaje com seu consumidor que tem alguma intenção de compra.

Se ele está vendo um site que dá dicas de melhores carrinhos para seu bebê, a gente consegue claramente identificar o consumidor em um estágio THINK.

A GDN, ou Rede de Display do Google, tem um alcance enorme: 94% dos usuários de smartphones e formatos de grande engajamento como oLightbox.

Recentemente, a marca Kate Spade usou o Lightbox com um vídeo e um carrossel interativo, sincronizado com o vídeo, que permite com um clique comprar os produtos que aparecem no conteúdo.

DO

No DO, você precisa capturar os consumidores que estão com intenção de compra imediata. A busca do Google é o lugar que mais concentra intenção de compra na internet, mobile ou não. As pessoas vão ao Google e buscam, por exemplo, “Comprar carrinhos de bebê”. É o estágio DO na veia.

Sabia que depois de fazer uma busca no celular, 34% das pessoas ligam para o business que elas procuram, 30% procuram as lojas em mapas e outras 30% vão até a loja física?

O celular permite que os consumidores possam ligar para seu negócio, ver no mapa onde ficam suas lojas, instalar seu APP, além de procurar e comparar preços.

Por exemplo: O Google Shopping permite que você esteja presente quando as pessoas comparam produtos e preços.

Os Resultados na busca + extensões e App Installs podem ajudar as pessoas a descobrir e instalar seu app.

Call Extensions permitem que, com um clique, as pessoas liguem para seu negócio.

Location Extensions para que as pessoas vejam suas lojas no mapa e cheguem mais rápido até você.

CARE

No CARE, trabalhe com uma estratégia de Retargeting ou Remarketingem apps, vídeos e sites para aqueles consumidores que já compraram com você ou visitaram seu site.

Considere que 49% dos consumidores visitam de 2-4 vezes um site antes de comprar. É uma oportunidade incrível de dar um desconto especial, um tratamento vip e convencê-los a fechar uma compra.

 

Fonte: thinkwithGoogle

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