Alerta Black Friday. A temporada do Eu mereço!
E qual é a maior finalidade de compra da Black Friday? O consumo aqui tem características próprias, descoladas dos outros eventos do ano. Nessa hora, a pessoa quer aproveitar boas ofertas e comprar itens para si e para a sua casa; ou seja, produtos de alto valor agregado (como uma geladeira nova, uma TV ou um computador). Em resumo, a Black Friday é a data em que o consumidor diz: “eu mereço”. Não à toa, o produto estrela da data é o smartphone.
Para 46% das pessoas que compram online na Black Friday, o preço ainda é o principal driver de compra, mas elas se preocupam cada vez mais com outros fatores: entrega e atendimento.
Se na Black Friday as pessoas vão atrás de bens duráveis, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis, no Natal elas querem outros tipos de produtos, como brinquedos e itens de uso pessoal, como roupas e perfumes, além de alimentos e bebidas. Além disso, o número de itens comprados é maior na Black Friday.
Aumento das reclamações
A Temporada Black Friday 2021 está aí e promete muito desconto, mas nem sempre a gente sai ganhando! É hora de ficar atento e fugir das pegadinhas! Vamos juntos? Segundo levantamento do ReclameAqui, o principal motivo das queixas nas primeiras horas da ação foi “atraso na entrega”. Se comparado com 2019, o aumento é de 162% desse tipo de reclamação na véspera da promoção.
O site aponta que desde o início do monitoramento, quarta-feira, 24, a Black Friday 2021 já registra 41,4%% mais reclamações em relação ao mesmo período da edição passada.
Cuidados para não cair na BlackFraude
Antes de efetuar a compra, consulte o site do governo federal e confira a reputação da empresa que está realizando a venda. Para fazer uma compra segura pela internet, entre no site www.consumidor.gov.br, procure a empresa que você quer comprar. Veja a reputação, se ela está enganando os consumidores, se está tratando bem os consumidores, se tem muitas reclamações.
Confira o check list pra fazer uma compra segura
> Valor do frete e prazo de entrega
O desconto pode parecer imperdível, mas o produto vai demorar várias semanas para chegar ou o frete ficou caro demais? Repense se a compra vale a pena.
> Mudança de preço no carrinho
Você pesquisou preços, achou a melhor oferta e, quando foi fechar a compra, o produto tinha outro preço no carrinho? Colete provas como a captura de telas e de propagandas, assim você vai poder exigir o desconto promovido pela loja anunciante.
> Sites falsos
Alguns sites são criados especialmente para pegar os consumidores desatentos nessa data. Verifique se a loja em que fará a compra tem um CNPJ ativo na Receita Federal, faça buscas em redes sociais para checar se a loja é confiável e acompanhe a reputação da empresa em sites de defesa do consumidor e no ReclameAqui
> Cuidado com parceiros e marketplaces
Grandes sites podem oferecer serviços de marketplace, anunciando ofertas de parceiros menores. Geralmente, a venda e a entrega deste produto é feita por esse parceiro. Assim, o consumidor também tem que checar a reputação desse vendedor para saber se é confiável.
Antes de fechar a compra, fique atento à descrição e às especificações do anúncio para não ter surpresas depois.
Sites úteis
Fontes: Think With Google, ReclameAqui, ConsumidorGov, Globo.com, CNN